Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

24
Mai16

App de utilidade pública: TE.M.S Tempos Médios na Saúde


Teresa Noronha

TEMS.jpg

(Imagem do site do SNS)

 

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a disponibilizar um conjunto de Apps que ajudam o cidadão na sua relação com o SNS. A TE.M.S é uma delas. Com esta app é possível saber o tempo médio de espera do Hospital a que se pretende dirigir. 

 

Eu considero que este é de facto um serviço de utilidade pública. É diferente sair para o Hospital a pensar que vamos estar lá 10 minutos, ou 2 horas, para sermos atendidos. Se for uma situação com crianças ou idosos os cuidados que é necessário garantir duplicam ou triplicam.

 

Na minha utilização, verifiquei que embora esta App seja do SNS nem todos os Hospitais disponibilizam os dados e esta parte, eu tenho dificuldade a perceber. Não tem tanto a ver com a App, tem a ver com a possibilidade de nem todas as entidades terem de funcionar com estes serviços, que só ajudam.

 

Na apresentação da informação, aparece o tempo de espera por nível de prioridade, tal como as "pulseiras" que nos colocam nas urgências dos Hospitais.

 

Funcionalidades:

1. Fazer download da aplicação disponível para iPhone, Android e Windows;

2. Pergunta se podem utilizar a localização. Eu respondi sim.

3. Aparece uma lista de Hospitais e a possibilidade de pesquisar. Como a aplicação não assumiu a minha localização e a lista de Hospitais listados não corresponde à minha área de residência, pesquisei pelo nome do Hospital que costumo ir em caso de Urgência.

4. Selecionei o Hospital e foi disponibilizada a informação sobre o tempo médio de espera de acordo com a cor da pulseira.

 

Vantagem:

1. A principal vantagem, face ao tradicional é alinhar e expectativa;

2. Ter uma ideia sobre o que é necessário levar para o Hospital para passarmos o tempo que está estimado que teremos de esperar.

 

A melhorar:

1. Ter a informação de todos os Hospitais;

2. O funcionamento do localizador;

3. O nome da App poderia ser mais apelativo.

 

Esta App tem ligação direta à Saúde 24, o que me parece positivo para podermos ir avançando com o processo e já estarem com o processo em andamento quando somos adimitidos.

 

Um grande principio, grande utilidade, ainda há algum trabalho a fazer para funcionar perfeitamente.