Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

15
Jun16

A App de apoio a pessoas com Depressão: iFDepressão


Teresa Noronha

Há dias que temos a firme noção que a vida é agora e que pode terminar a qualquer momento. Hoje foi um desses dias. Estava no prédio no Marquês de Pombal que teve o problema com a grua e em que senti que o teto podia desabar e que todos poderíamos agora estar em outra dimensão… E estes dias assim trazem-nos a convicção de querermos olhar para dentro, reconhecer os nossos sonhos mais internos e lutarmos pela sua realização.

 

Mas também há períodos negros, em que o vazio nos preenche e a esse vazio da falta de reconhecimento do nosso eu e da nossa vida face ao que sonhamos nos manda abaixo e nos leva a um limiar a que se chama depressão.

 

Quando ouvi falar sobre esta App tive inicialmente uma reação menos positiva, penso sempre que nestas circunstâncias as pessoas precisam e merecem ter outras para as ouvir, compreender e até guiar. Mas depois falei com uma amiga que me disse algo que realmente faz sentido, muitas vezes a pessoa não se quer mostrar, nem ter de falar e se tiver uma App que lhe dê as dicas e faça parte de um plano, pode de facto fazer sentido.

 

ifdepressao.jpg

 (Imagem da aplicação retrada da internet)

 

Esta aplicação encontra-se disponível para iPhone e Android.

 

As opções do menú são:

Inicio: Bem Vindo. Apresenta o Módulo de Dicas e a Definição de objetivos para se organizar diariamente: Estilo de Vida Saudável

Login: Não há local para registo, pelo que penso que apenas pessoas que estejam no programa possam ter acesso ao nome do utilizador password e utilizam a App como ferramenta.

Dicas: Disponibiliza os vários Módulos com informação, no total de 6 tópicos:

  • Explicação do Programa;
  • Organização matinal;
  • Hábitos de sono saudáveis;
  • Atividade física;
  • Alimentação saudável;
  • Contacto social positivo

Estilo de Vida: Definição de objetivos que contribuam para um estilo de vida mais saudável, organizados pelos tópicos acima descritos.

Sobre: Informação sobre a ferramenta e sobre a depressão.

 

A estruturação por tópicos e o facto de conter e ajudar a estabelecer objetivos específicos para cada um dos tópicos pareceu-me muito útil e que ajuda a tornar prático bons princípios que podem ser vagos.

 

iFDepressao_2.png

  (Imagem da aplicação retrada da internet)

 

Vi nas imagens da internet que no caso de registo é criada uma Área pessoal onde há o registo diário da informação relevante. Pareceu-me um programa muito interessante e que é uma App que está focada em ajudar, não sendo um programa solitário e frio como o imaginei inicialmente. Foi uma surpresa pela positiva.