Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

Apps para que te quero

Um blog sobre Apps, que dá a conhecer serviços que existem, o seu modo de funcionamento, as vantagens e melhorias que se podem fazer.

21
Jul16

Apps que fazem falta #4: App do Emigrante


Teresa Noronha

emigrante.jpg

 (Fotografia retirada da internet)

 

Ser Verão e não falar de emigrantes num blog, seria no mínimo falta de respeito. Mas a verdade é que já passei pela mesma situação; já fiz as malas e voei com a minha filha que tinha apenas 2 meses e com as minhas duas gatas, para ir ter com o meu marido, que entretanto foi à frente. Será um exagero dizer que fui emigrante, porque fui por pouco tempo, mas verdade seja dita que me lembro bem do sentimento de falta de pertença. Também considero que me abriu os horizontes, reduziu-me os medos, tornou-me mais tolerante com outros usos e costumes e sobretudo deu-me uma visão de que o mundo inteiro afinal não é assim tão imenso e que o Canadá passou a ser logo ali, na próxima paragem do avião. 

 

Nesta experiência por vezes senti-me à deriva, apesar do apoio de todas as pessoas. Não existia uma informação estruturada como por exemplo, caso seja português e queira emigrar para o destino X, faça isto: e apareceria uma lista lógica de coisas com os respetivos locais onde se tratar das mesmas, de preferência com moradas e valores. Daí esta sugestão.

 

Funcionalidades:

  1. Escolha o País, Cidade e Região;
  2. Tratamento do Processo de emigração:
  • Passaporte: local, morada, documentação e valor a pagar;
  • Segurança Social: local, morada, documentação e valor a pagar;
  • Saúde: local, morada, documentação e valor a pagar;
  1. Portal de Emprego
  • Como arranjar emprego?
    • Profissões;
    • Sites de Emprego;
    • Sugestões.
  1. Transportes
  2. Como arranjar casa
  3. Informações Gerais
  • Onde comprar produtos portugueses;
  • Comunidades de portugueses;
  1. Notícias
  • Emigrantes Portugueses no Mundo;
  • Artistas Portugueses de visita;

 

Eu sei e parece básico, mas a verdade é que esta informação bem estruturada pode ajudar muito, e muitas vezes ajuda a desfazer equívocos. O contacto com os nossos, em situações de emigração ajuda a esbater a saudade, a partilhar e a confortar, sobretudo pela ausência do tudo o que se era antes de ir para fora. Aqui fica a ideia e o desejo de umas excelentes férias, de preferência em Portugal, para todo o emigrante Nacional!